Precon Engenharia é a 1ª construtora do Brasil certificada no regimento SiAC 2017 com zero não conformidades

Jornal Diário do Comercio

Edição de 26 de julho de 2017

Empresa mineira é a 1ª do setor reconhecida no regimento SiAC 2017 com zero não conformidades

Uma auditoria externa realizada na Precon Engenharia pela certificadora SAS nas normas ISO 9001-2015 e SiAC/PBQP-H-2017 concedeu à construtora mineira a certificação SiAC 2017 que, para o setor, significa competitividade. Já para o consumidor final, representa a utilização de materiais e serviços de melhor qualidade; acesso a tecnologias de construção diferenciadas; redução de custos e preços mais competitivos.

Para o Coordenador de Qualidade e Assistência Técnica da Precon Engenharia, Ricardo William, a Solução Habitacional Precon – SHP é responsável por isso, por ter aberto um novo mercado de atuação para a Precon Engenharia, que registra crescimento promissor. Com apenas sete anos de operações da SHP, a receita da empresa vem em uma crescente constante, sendo mais de 100% de aumento desde a implantação da solução. Essa relevante evolução vem da grande aceitação do mercado pela inovação e solidez técnica apresentadas pela SHP, conquistadas após vários testes e certifi-cações antes de entrar em produção.

A SHP leva os conceitos de montadora da indústria automobilística para a construção civil. Neste sistema, os edifícios são produzidos em plantas industriais e montados nos canteiros de obra. Um modelo construtivo industrializado eficiente, com foco no programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, que tem a sustentabilidade como um de seus pilares fundamentais. “O sistema foi rigorosamente testado e aprovado pelo Ministério das Cidades para ser utilizado em todo o território brasileiro para empreendimentos residenciais multifamiliares”, esclarece Ricardo William.

A Precon Engenharia já possui as principais certificações do segmento, como ISO 9001-2015; Sinat-Datec, Selo Azul – Caixa Econômica Federal (a primeira empresa brasileira a construir e certificar um empreendimento pelo programa Minha Casa, Minha Vida – com o Selo Azul da Caixa); e SiAC PBQP-H-2017, sendo a primeira construtora do Brasil certificada nesse regimento em 2017 sem nenhuma não conformidade. Para conseguir receber mais esse reconhecimento, o Coordenador diz que a empresa adequou seus projetos para atendimento da norma de desempenho.

“Os ensaios para validação dos sistemas avaliados já haviam sido realizados no passado para a emissão do Documento de Avaliação Técnica (Datec). Além disso, a empresa passou a exigir dos fornecedores laudos e certificados específicos para a comprovação do desempenho dos sistemas dos componentes entregues aos clientes, como piso, esquadrias, tintas, entre outros”, explica.

Para a última auditoria realizada, ele diz que não foi necessário nenhum investimento específico, uma vez que, na produção de seus empreendimentos, a construtora segue processos indus-triais com rígidos padrões de qualidade e segurança, garantindo ao cliente final um nível de qualidade e confiabilidade superior à construção tradicional. Mas, para tanto, diz, antes de lançar qualquer produto, a empresa realiza ensaios para validação de seus processos, visando exatamente o desempenho superior do produto final entregue ao cliente.

A Precon Engenharia é uma das líderes no mercado de pré-fabricados de concreto. A empresa foi fundada em 1963, no município de Pedro Leopoldo, Região Metropolitana de Belo Horizonte, como uma pequena fábrica de postes e estacas para fundações, as primeiras peças pré-fabricadas de concreto protendido do Estado de Minas Gerais.

Certificação – O SiAC tem como objetivo avaliar a conformidade do sistema de gestão da qualidade das empresas de serviços e obras, considerando as características específicas da atuação dessas empresas no setor da construção civil e baseando-se na série de normas ISO 9000. O sistema busca contribuir para a evolução dos patamares de qualidade do setor, envolvendo especialidades técnicas de execução de obras, serviços especializados de execução de obras, gerenciamento de obras e de empreendimentos e elaboração de projetos.

No caso da Precon Engenharia, foram avaliados controle do processo, limpeza e organização, segurança e qualidade do produto. Constituído em 1991 pelo governo federal, o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) se consolida hoje como uma ferramenta de melhoria constante da qualidade para as empresas da área de construção civil e pesada. É hoje utilizado como pré-requisito por instituições como a Caixa Econômica Federal e outros bancos para a concessão de financiamentos habitacionais, bem como por alguns governos estaduais e prefeituras municipais para a participação em licitações.

Vários outros estados e municípios possuem acordo de adesão com a Comissão Nacional do PBQP-H para exigência em licitações. Recen-temente a Comissão Nacional do PBQP-H, ligada a Secretaria de Habitação do Ministério das Cidades, assinou acordo de cooperação com a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) para incentivar os governos estaduais e municipais a aderirem ao programa.

Voltar