Gestão e Cultura


A Precon Engenharia é uma empresa simples, de gente simples, com uma cultura diferente em relação às empresas tradicionais do seu segmento. Somos apaixonados pelo nosso negócio e temos como objetivo ajudar a transformar a indústria da construção civil com industrialização, inovação e sustentabilidade.

Somos uma empresa jovem, que está em constante transformação, e queremos sempre melhorar através de novas ideias e novos projetos. Somos uma empresa horizontalizada, sem barreiras. As pessoas têm uma proximidade com os gestores e diretores, o que faz com que todos participem das decisões no dia a dia e que elas aconteçam de forma rápida e transparente. Aqui todos têm liberdade para questionar e têm a oportunidade de errar, fazendo com que se mantenham engajados, evoluam e cresçam junto com a empresa.

Na Precon buscamos profissionais comprometidos e alinhados com nosso DNA, e queremos pessoas que sempre podem fazer mais e melhor. Acreditamos que as pessoas permanecem conosco porque acreditam no nosso propósito de gerar mais resultados, de forma sustentável, com as pessoas felizes; e querem fazer parte desta empresa, que vem fazendo a diferença na construção civil do país.

Programas de Capacitação


Para promover o alinhamento constante da equipe com nossas diretrizes, adotamos práticas que são fundamentais para o engajamento e desenvolvimento dos profissionais. Conheça algumas delas:

- Programa de Estágio: porta de entrada para grandes talentos. Após ingressar na empresa, os profissionais são desenvolvidos pela Precon Engenharia desde a base. Em 2017, 30 jovens participaram do programa, e 11 foram efetivados como Auxiliares de Engenharia.

- Programa de Treinamento para Auxiliares de Engenharia: ações com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento dos profissionais, ampliando os conhecimentos sobre as principais áreas da empresa e sobre o nosso negócio, possibilitando a troca de experiências e o crescimento pessoal. Em 2017, 25 Auxiliares participaram do programa e passaram por 8 módulos de treinamentos.

- Programa Trainee: em 2017, 5 dos 13 participantes do programa de formação foram efetivados como Engenheiros Civis. Ao longo do ano, os profissionais participaram de três módulos do programa de capacitação, que proporciona oportunidades de aprendizado prático em diversas áreas; desenvolveram projetos de melhoria para a empresa e foram acompanhados em avaliações de desempenho e feedbacks.

- Programa de Desenvolvimento dos Líderes de Produção: iniciativa com foco no desenvolvimento pessoal e profissional dos Líderes da Fábrica. Além da capacitação, em 2017 os 8 participantes passaram por um processo de mapeamento de perfil e receberam um guia com dicas e processos para apoiar o trabalho de gestão.

- RH + perto de você: programa interno em que multiplicadores de vários setores da empresa se reúnem para discutir ações de clima e motivação. Espaço em que o RH consegue estabelecer um diálogo face a face com os colaboradores.

- Treinamento Introdutório: apresentação aos novos colaboradores sobre as informações institucionais da empresa, informações sobre nosso método construtivo, Código de Ética e Conduta, Segurança e Medicina do Trabalho; além das informações sobre seu vínculo de trabalho (benefícios, contrato de trabalho, etc.).

CAPACITAÇÃO PARA EQUIPE DE VENDAS:

- Primeiros Passos: ao ingressar na empresa, os integrantes da equipe Comercial participam de um treinamento de quatro dias em que são abordados diversos conteúdos além das informações institucionais da empresa, como nossas principais obras, processos e método de vendas, análise de crédito, entre outras informações específicas para a atuação de Vendas.

- Precon na Estrada: após o Primeiros Passos e o Treinamento Introdutório, todos os novos colaboradores da equipe Precon participam de uma visita técnica guiada em nossa Fábrica, obras e em um apartamento decorado. Este é momento no qual os novos profissionais podem conhecer melhor os processos da empresa e o diferencial do nosso produto.

- Programa de Excelência (PEX): é um programa por meio da qual certificamos e premiamos trimestralmente os Vendedores de Imóveis Externos e os Gerentes de lojas que seguem os processos de vendas previamente definidos, com avaliação de indicadores, como desempenho em vendas, qualidade e gestão. Em 2017, 33 Vendedores e 1 gerente de Loja foram reconhecidos e certificados pelo alto desempenho em vendas, qualidade e gestão. Este é um programa desenhado dentro do nosso plano de carreira para equipe de Vendas.

- Convenção de Vendas: trimestralmente realizamos nossa Convenção de Vendas, com apresentação de resultados, novas metas e desafios, além de fechamento dos números do trimestre e premiação dos Vendedores destaques no período.

- Escola de Vendas: treinamentos direcionados aos Gerente de lojas e Vendedores de Imóveis Externos, focados no desenvolvimento de competências comportamentais, técnicas para atingimento da meta de vendas, método de vendas, bem como na qualidade do atendimento ao cliente.

- Bolsa CRECI: Trimestralmente são premiamos os Vendedores de Imóveis Externos com o pagamento da anuidade do CRECI em reconhecimento ao bom desempenho alcançado. No 1º trimestre de 2018 foram premiados 3 profissionais.

- Programa Novos Lideres: tem como principal objetivo mapear e desenvolver os possíveis sucessores dos Gerentes de loja, tanto em competências técnicas quanto comportamentais.

Programa I9


O Programa i9 é o maior programa de inovação da Precon Engenharia, no qual nossos colaboradores são convidados a desenvolver projetos de melhorias capazes de aumentar a produtividade com impactos diretos na redução de custos, na otimização de processos, redução de prazos, satisfação do cliente, menor consumo de recursos e aumento de receita, promovendo a sustentabilidade em todos os processos.

Em 2016, em sua 2ª edição, o Programa teve mais de 50 projetos de inovação, que ajudaram a potencializar os resultados da empresa. Clique aqui e veja como foi!

Em 2017 o programa passou por reformulação e, por isso, não foi realizado.

Em 2018, o i9 já voltou de cara nova, com força total e cheio de novidades. O Programa passou a integrar os projetos de responsabilidade do Comitê de Inovação e Sustentabilidade e está em plena fase de desenvolvimento dos projetos dos quase 30 grupos inscritos. Até o final do ano novos projetos de melhorias para a empresa serão implantados e estão sendo acompanhados, além do Comitê, por padrinhos – gestores da Precon Engenharia e profissionais externos à empresa.

SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR


Temos uma preocupação constante em cuidar dos nossos colaboradores. Para isso, possuímos um SESMT próprio (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho) responsável por colocar em prática ações que contribuam com a saúde e a segurança dos nossos colaboradores.

Nossa Política de Segurança e Prevenção de Acidentes do Trabalho inclui diversas ações constantes, entre elas:

• Técnico de Segurança do Trabalho presente integralmente em todas as obras, independentemente do número de colaboradores, a fim de garantir os procedimentos de Segurança;
Treinamentos contínuos específicos para trabalhos críticos;
Diálogos de Segurança 3 vezes por semana nas obras e diariamente na Fábrica para multiplicar informações de Segurança e Saúde;
• Treinamentos, campanhas e ações de conscientização ao longo de todo o ano;
• Acompanhamento da Saúde Ocupacional dos colaboradores com doenças pré-existentes;
• Plano de Saúde e Odontológico para a preservação da saúde de nossa equipe, além dos exames periódicos;
Farol de Segurança: documento que orienta as inspeções realizadas regularmente pelos técnicos com objetivo de garantir a gestão dos processos de Segurança do Trabalho. Nele, constam 271 itens de saúde e segurança checados em todas as áreas de produção para identificar e classificar possíveis riscos, tanto na Fábrica quanto na obra, e são criados planos de ação para mitigar possíveis riscos de acidentes e tornar as áreas de trabalho cada vez mais salubres. Qualquer desempenho abaixo de 90% a inspeção recebe sinal vermelho e a não conformidade é imediatamente corrigida. A atenção constante, aliada à orientação dos profissionais, contribui para a redução gradual dos acidentes nos últimos anos.



Em setembro de 2017, celebramos 1 ano sem registro de acidentes com perda de tempo na Fábrica: rumo aos 725 dias sem acidente! Clique aqui e confira.

*Na Precon Engenharia, todos os custos das áreas de Segurança e Meio Ambiente são contabilizados por apartamento produzido, não por um centro de custos, com é comum nas outras empresas do setor. Essa é uma forma mais eficaz e assertiva de calcular os investimentos reais em cada unidade e trazer mais resultados ao negócio.