Clientes


Na Precon Engenharia, nosso principal objetivo é encantar os clientes. Nosso compromisso é procurar reverter todas as vantagens que a inovação e a sustentabilidade trazem para nossos processos em benefícios e em melhorias para os clientes.

Para isso, investimos na construção de relacionamentos próximos, oferecendo a nossos clientes um atendimento solícito e de qualidade, sempre pautado pelo aprimoramento constante dos processos e por uma comunicação ativa e orientativa.

Em 2016 reestruturamos o setor de Relacionamento com o Cliente, com ampliação da equipe e revisão dos processos; investimos em um novo sistema de gestão dos atendimentos e relacionamento; criamos núcleos de atendimento especializado para mídias sociais e síndicos; implantamos uma Régua de Comunicação para melhorar a experiência dos consumidores com a empresa e promovemos diversas ações de encantamento. Em 2017 houve a implantação de uma ferramenta de BI para mensuração de indicadores e identificação de pontos a melhorar, além de melhorias em todos os processos já existentes.

O retorno positivo dos clientes já é uma realidade e os indicadores vêm melhorando a cada dia. Isso pode ser comprovado na redução mensal do volume de ligações perdidas; no aumento da confiança em outros canais de atendimento e na diminuição no volume total de registros, o que nos mostra que estamos sendo, cada vez mais, efetivos nos nossos processos e consistentes em nossa comunicação com os clientes.

Além de todos esses cuidados, buscamos conhecer mais profundamente a percepção do cliente sobre nossa empresa. Para isso, utilizamos a pesquisa de satisfação Net Promoter Score (NPS), que mensura o grau de satisfação e fidelidade dos consumidores de forma simples e com agilidade de feedback, possibilitando uma atuação mais precisa.



O salto em qualidade é resultado de um intenso trabalho de toda a empresa, além da reestruturação da área e melhorias no processo da pesquisa. Em 2017, além das pesquisas por e-mail, implantamos as pesquisas por SMS, para ouvir a opinião dos clientes sobre os principais pontos de satisfação e para identificar possibilidades de melhoria na experiência de compra da Precon. Para isso, acompanhamos as impressões em cada etapa:

• Depois da venda
• Depois da assinatura com o banco
• Depois da entrega das chaves
• Depois de usar assistência técnica
• Depois de 2 anos de compra




Fornecedores


Para assegurar a qualidade de nossas obras, os prazos de entrega, a satisfação de nossos clientes, a segurança de nossos colaboradores e a redução de impactos ambientais e sociais, nossa gestão da cadeia de fornecedores está em constante aperfeiçoamento.

Os requisitos de sustentabilidade da Precon Engenharia são tratados como princípios fundamentais nas etapas de seleção, homologação e avaliação de fornecedores. Para tanto, exigimos que todos cumpram rigorosamente os requisitos do nosso Código de Conduta e Ética para Fornecedores, que inclui uma cláusula de confidencialidade a partir de 2017. A iniciativa é mais um recurso para preservar a tecnologia desenvolvida e usada pela empresa (SHP).

Todo processo é efetuado através do IQF - Índice de Qualificação de Fornecedores, que monitora pontos como: Capacidade técnica; Saúde financeira; Práticas socioambientais; Certificações; Segurança e saúde do trabalho; Preço; Capacidade de atendimento; e Qualidade do produto.

A partir desta avaliação é gerada uma nota para cada fornecedor. Os que ficam com nota mediana têm seu desempenho acompanhado por nossa equipe e aqueles que apresentam nota insatisfatória devem ser requalificados.

Para a contratação de fornecedores de itens críticos, a Precon realiza análises prévias para identificação de potenciais riscos e promove medidas complementares de avaliação. Entre elas estão o acompanhamento através de auditores internos; visitas às instalações dos fornecedores para avaliação de estrutura física e meios de produção; realização de testes laboratoriais, entre outras ações para mitigar qualquer possível risco.

Em 2017 mantivemos relacionamento comercial com 26% mais fornecedores que no ano anterior. Dentre eles, empresas de pequeno, médio e grande porte, empresas nacionais e multinacionais, bem como prestadores de serviço local.



Com a criação da NBR 15.575, que exige atestado de qualificação de todos os produtos usados nas obras, iniciamos uma revisão ainda mais detalhada de todos os nossos fornecedores ativos. Ao longo de 2017, uma equipe da Precon visitou nossos principais fornecedores para avaliar seus métodos de produção, a conformidade com as leis ambientais e trabalhistas e, em seguida, qualificá-los como aptos no formulário de avaliação de acordo com a nova norma. As visitas de avaliação seguem em 2018, com melhoria contínua dos nossos processos.

Comunidade


Durante a fase de prospecção do terreno, a Precon Engenharia avalia vários aspectos da região em que a obra será implantada, além da disponibilidade de serviços básicos nas proximidades para atender aos futuros moradores, como escolas, unidades de saúde, comércio e transporte público.

Durante a obra, fase que tradicionalmente causa incômodo à vizinhança em função de ruídos, geração de resíduos e trânsito de materiais, nosso sistema construtivo industrializado se destaca por proporcionar uma obra mais silenciosa, rápida, com baixa geração de resíduos, e um menor fluxo de entrega de materiais, visto que as estruturas são pré-fabricadas em nossa Fábrica e já chegam ao canteiro de obra equipadas com componentes como janelas, portas e peitoris.

Além disso, cientes da nossa responsabilidade, cumprimos rigorosamente as exigências e contrapartidas firmadas com as Prefeituras e órgãos públicos, realizando obras de contrapartida que valorizam a região e proporcionam bem-estar à comunidade (construção de praças, infraestrutura urbana, capeamento e asfalto de ruas e avenidas, entre outros).

OBRAS REALIZADAS EM 2017

• Cercamento de 325 metros lineares em terreno da prefeitura de Contagem/MG;
• Demolição de ponte e execução de muro gabião em Vespasiano/MG;
• Pavimentação de rua em Betim/MG – Implantação de abrigo de ônibus em Betim/MG;
• Alteamento de guarda-corpos em escolas municipais de Betim/MG;
• Reforma do Horto Florestal e do Corpo de Bombeiros em Ibirité/MG.

A Precon também realiza um Programa de Capacitação de Jovens, voltado aos moradores das comunidades situadas nas proximidades das obras e da Fábrica e concebido para preparar futuros profissionais para ingressarem no mercado de trabalho. Em 2017, 300 jovens participaram de palestras sobre o mercado de trabalho e dicas para participação em processos seletivos.

Instituições Financeiras e Poder Público


A Precon Engenharia, por atuar exclusivamente com o programa Minha Casa Minha Vida, conta com a Caixa Econômica Federal (CEF) como operadora de fundos de financiamento e avaliação de crédito para nossos clientes, mantendo uma relação de parceria com a instituição.

A empresa também mantém relacionamento próximo e pautado pela integridade e ética com órgãos públicos e governos (municipal, estadual e federal), e participa de discussões relacionadas a nossa área de atuação por meio da Abrainc - Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias e do Sinduscon - Sindicato da Indústria da Construção Civil, instituições das quais é associada.