Sustentabilidade e Inovação

Incentivo
à inovação

SEMANA i9 – Programa de inovação da Precon Engenharia voltado para os colaboradores. Realizada anualmente, a Semana i9 tem como objetivo incentivar e instigar os participantes a apresentarem projetos e ideias inovadoras, capazes de aumentar a produtividade com impactos diretos na redução de custos, na otimização de processos, redução de prazos e menor consumo de recursos (pessoas, equipamentos, insumos). Na última edição do programa mais de 70 projetos de inovação foram aprovados, gerando ganho em produtividade em vários de nossos processos.

SOLUÇÃO HABITACIONAL PRECON (SHP) – Após 20 anos de P&D, a empresa alcançou uma tecnologia própria e inovadora que possibilita o emprego da industrialização na construção civil residencial. A Solução Habitacional Precon, patenteada em 2010, leva os conceitos da indústria automobilística para a construção civil. Neste sistema, os edifícios são produzidos em plantas industriais e montados nos canteiros de obra. Este método inovador, que tem a sustentabilidade como um de seus pilares fundamentais, foi rigorosamente testado e aprovado pelo Ministério das Cidades para ser utilizado em todo território brasileiro. Dentre os vários benefícios sustentáveis, destaca-se a redução da geração de resíduos. A Precon gera em todo processo 85% menos resíduos que a média da construção civil brasileira, o que traz importantes ganhos para a comunidade. O sistema está em operação há seis anos com excelente performance prática e importantes reconhecimentos nacionais e internacionais.

PARCERIA COM A FINEP – A Precon Engenharia deu início a mais uma rodada de investimentos em prol da inovação, industrialização e sustentabilidade. Em parceria com a Finep, agência brasileira de inovação, a empresa obteve duas grandes injeções de capital que serviram de base para um segundo round de inovação, com foco na melhoria da produtividade da Solução Habitacional Precon, trazendo mais inovação e tecnologia para este sistema que já é referência neste sentido. O objetivo é desenvolver mais inovações que permitam maiores controles de custo e prazo, mais conforto ao cliente, e mais características sustentáveis, otimizando a performance de produtividade e sustentabilidade do sistema.

Incentivo
à sustentabilidade

REDUÇÃO DE 85% NA GERAÇÃO DE RESÍDUOS – A Solução Habitacional Precon – método construtivo industrializado com tecnologia exclusiva para produção em série e montagem mecanizada dos empreendimentos – traz para a construção civil o conceito de montadora e rompe com as principais barreiras da industrialização da construção. O sistema traz para o empreendimento uma série de itens de sustentabilidade com destaque para a redução de 85% na geração de resíduos.

  • 2011 – início da execução da SHP com 70% de redução na geração de resíduos
  • Processo constante de melhoria continua…..
  • 2012 (marco: Case FDC) – 80% de redução
  • Processo constante de melhoria continua….. 2013…. 2014…
  • 2015 (marco: Semana i9) – redução de 85%
  • 2017 (meta de 90% de redução)

PAGINAÇÃO DE ALVENARIA – permite a compra de tijolos inteiros e pela metade, evitando perdas. Além disso, as formas são metálicas, flexíveis e de longa duração.

 

ELIMINAÇÃO DE DESPERDÍCIOS – processo industrial sem perdas com alto controle e padrão de qualidade. Consumo consciente de recursos.

 

OBRAS LIMPAS, ORGANIZADAS E SILENCIOSAS – as estruturas são produzidas em fábrica e transportadas diretamente para os canteiros de obras, onde as peças são içadas das carretas diretamente para sua posição final, minimizando o impacto e desconforto da comunidade local.

 

PROCESSOS PRODUTIVOS SEGUROS – Oferece melhor qualidade de vida no trabalho, com baixo índice de acidentes.

 

PREVISIBILIDADE DE CUSTO E PRAZO – prazo reduzido pela metade com rápido retorno do investimento.

Desenvolvimento humano
ações socioculturais

A Precon Engenharia é uma empresa simples, de gente simples. Temos o propósito de criar soluções de engenharia com inovação, industrialização e sustentabilidade. Por isso, nossa gente tem o brilho nos olhos de quem quer sempre fazer diferente e não aceita o ‘não’ como resposta. Nossa meta é gerar mais resultados, gastando menos recursos, impactando menos o ambiente, e com as pessoas sempre felizes. E para isso o desenvolvimento das pessoas é fundamental.

PROGRAMA EJA – Atenta ao desenvolvimento dos seus colaboradores, a Precon Engenharia tem investido constantemente na capacitação da sua equipe. Um exemplo é o programa EJA (Educação de Jovens Adultos) na fábrica de Pedro Leopoldo. O programa é uma iniciativa do SESI e tem como objetivo proporcionar acesso às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir o ensino fundamental e médio. Para estimular os colaboradores e facilitar o acesso, a empresa montou uma estrutura interna e todo o investimento com transporte, alimentação, uniformes e material escolar é custeado pela Precon Engenharia como forma de motivar ainda mais sua equipe.

PROGRAMA BOLSA DE ESTUDOS – Reafirmando o compromisso em ser uma das melhores empresas para se trabalhar, a Precon Engenharia oferece em seu book de benefícios o Programa Bolsa de Estudos. Com o intuito de contribuir e estimular o desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional, o programa oferece um incentivo educacional para Cursos Técnicos, de Graduação e Pós-Graduação

 

DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: com cerca de 1.000 colaboradores diretos, a Precon Engenharia prioriza o desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores. Para isso, patrocina e apoia a participação deles em cursos, seminários, feiras e eventos que agreguem valor e conhecimento ao seu capital intelectual.

 

INCLUSÃO DE MÃO DE OBRA FEMININA NA PLANTA FABRIL E CANTEIROS DE OBRAS

Nos últimos anos, a empresa fez um forte trabalho de inclusão social de mão de obra feminina, com adequação de instalações e ergonomia em sua planta industrial; trabalho este muito bem sucedido e reconhecido pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), que incluiu em seu manual de boas práticas sustentáveis o caso da Precon. Atualmente, as mulheres empregadas na linha de produção representam 30% do total de colaboradores na área habitacional.

 

ERGONOMIA – planta fabril desenvolvida e adaptada para oferecer melhor condição de trabalho, reduzindo esforço fisico e desgastes desnecessários.