Foco na Inovação Foco na Sustentabilidade



Principais Vantagens da SHP


REDUÇÃO DE 85% NA GERAÇÃO DE RESÍDUOS:

6 toneladas a menos de lixo depositados no ambiente a cada apartamento construído em comparação com o modelo tradicional de construção.
• 6 toneladas de material deixam de ser comprados por apartamento: economia revertida em benefícios para o cliente - podemos fazer um apartamento em média 10% maior do que a concorrência pelo mesmo preço, com paredes removíveis, piso laminado, elevador, gás canalizado, acessibilidade para cadeirantes, ampla área de lazer, guarita 24h, entre outros diferenciais.
• Se a fase 3 do Programa Minha Casa Minha Vida fosse realizada inteiramente com tecnologia similar à SHP, uma fila de caminhões caçamba capaz de circular o planeta uma vez e meia deixaria de ser gerada.


PROCESSO INDUSTRIAL, COM USO DE PRÉ-FABRICADOS DE CONCRETO PARA AS PRINCIPAIS PARTES DOS PRÈDIOS:

• Permite mais controle dos materiais e menos desperdício na Fábrica e nas obras.
Prazo de construção é metade do tempo gasto em uma construção tradicional: mais agilidade e produtividade, e o cliente paga aluguel por menos tempo. Montamos um prédio de 8 andares com 32 apartamentos em um período de 30 dias com o trabalho de apenas 8 colaboradores.
• Possibilita contratação de mão de obra feminina para a equipe operacional: inclusão social e mais capricho e produtividade.
• Todo processo produtivo em Fábrica e obras é inspecionado via tablets com uso de sistemas especializados, permitindo acesso rápido e seguro de informações e registros de inspeções.
• Todas as etapas de produção de 100% das peças são rastreáveis. Carimbos liberam as peças para transporte e registram as datas de produção, para aumentar a segurança da rastreabilidade.

PRÉDIO ESTRUTURADO:

Flexibilidade para alterar e retirar paredes, já que os prédios são estruturados com vigas e pilares e as paredes são apenas para vedação – vantagem que só a Precon proporciona ao cliente do MCMV. Mais conforto para o cliente e mais segurança estrutural.
• Painéis são produzidos na Fábrica com os marcos das portas já concretados e adaptados para agilizar o acabamento: otimização de tempo nos canteiros de obras.
• Gabarito de armação único, que permite que todos os painéis tenham sua armação montada em uma única mesa evitando erros, desperdício de materiais e possibilitando uma produção padronizada.

NOVIDADES A PARTIR DE 2017:

• Painéis (paredes dos prédios) dos banheiros e cozinhas dos apartamentos já saem da Fábrica com cerâmica e louças (pias e tanques) instalados, processos que eram feitos em obra.
• Artefatos como meio-fio e canaletas são produzidos em Fábrica com restos de concreto da produção: menos custo e desperdício.
• Painéis e vigas produzidos em Fábrica adaptados para evitar instalação de molduras nas fachadas de obras, agilizando o processo de acabamento: mais agilidade e menos custo.

MELHOR APROVEITAMENTO DOS MATERIAIS:

• Utilização de formas metálicas na Fábrica: adaptáveis de acordo com mudanças no projeto e preparadas receber apenas tijolos inteiros e pela metade - menos quebras e desperdício durante o processo produtivo. Precon consegue montar prédios de 4, 8, 12 ou 16 andares pelo mesmo custo operacional.
• O chicote elétrico é padronizado e distribuído nas lajes conforme identificação vinda de Fábrica: mais assertividade no quantitativo de cabos, evitando estoque e perdas em obra.
• Os kits hidráulicos são produzidos em Fábrica e enviados para as obras: previne vazamentos, otimiza a montagem, elimina grande quantidade de conexões e evita o desperdício de materiais.
• O sistema flexível de água fria (PEX) permite a distribuição das redes de forma segura, rápida e de fácil instalação. Têm elevada resistência e durabilidade e permite fácil transporte e manuseio.
• Os shafts pré-fabricados de concreto permitem a manutenção preventiva e corretiva do sistema e otimizam a montagem no canteiro de obras, evitando o uso de alvenarias. O shaft em acrílico é instalado no banheiro e na cozinha dos apartamentos. Material leve e de fácil instalação, permite o acesso rápido e seguro quando necessário realizar manutenções preventivas e corretivas.
• Não utiliza madeira e pregos em nenhuma etapa da construção (exceto pelas portas, produzidas em madeira de reflorestamento e devidamente certificada pelos órgãos responsáveis).

MORADIA SUSTENTÁVEL

• Redução do consumo de energia para os moradores: o projeto favorece o aproveitamento da iluminação natural, economizando o consumo de energia para acendimento de luzes. Conforto térmico da residência evita a necessidade de acionamento de equipamentos de resfriamento; sensores de presença; utilização de lâmpadas de baixo consumo de energia; elevador adotado não requer a construção de casa de máquinas - utiliza menos energia e não é poluente.
• Incentivo a transportes limpos para redução de poluição ambiental: são instalados bicicletários nos empreendimentos como forma de estimular a adoção de meios de transporte limpos. A localização dos empreendimentos segue critérios de proximidades de escolas, postos de saúde, principais comércios e principais vias, o que estimula a redução de deslocamento com meios de transporte poluentes.

VERTICALIZAÇÃO


Em 2016 lançamos o primeiro prédio da SHP com 12 andares, uma importante evolução na nossa tecnologia, que até então era para edificações de até oito andares.

Nos terrenos em que as cotas (espaçamento necessário entre os prédios) inviabilizam a construção de torres mais altas, a solução foi inovar. O desafio era aumentar o número de unidades por pavimento, com poucas alterações no projeto original do nosso produto. A solução? Passarelas que interligam um prédio ao outro, possibilitando a circulação entre os blocos para otimizar o espaço. Com um projeto simples, de arquitetura bem trabalhada, com poucas alterações nos projetos e mudança nas plantas dos apartamentos, passamos a montar empreendimentos com até 16 pavimentos.

Com torres interligadas e prédios mais altos, conseguimos melhorar nosso banco de terrenos, e levar produtos do Programa Minha Casa Minha Vida a regiões cada vez mais valorizadas. O mesmo produto, a mesma qualidade, em regiões privilegiadas das cidades.

CONHEÇA NOSSAS PLANTAS


A Precon Engenharia possui o maior apartamento da categoria do MCMV: até 48,73m²


PARCERIA QUE TRANSFORMA


A Precon Engenharia também mantém uma importante parceria com a Finep, Agência Brasileira de Inovação, que permite investimentos para desenvolver novas tecnologias sustentáveis com foco na melhoria da produtividade, dos custos e prazos da Solução Habitacional Precon (SHP), para proporcionar mais conforto aos clientes.

Estamos em pleno desenvolvimento de um round de inovação junto à Finep que vai mudar nosso sistema de lajes. O projeto está em andamento e a expectativa é que o desenvolvimento técnico do equipamento, que irá nos proporcionar dar mais um salto em qualidade, agilidade e produtividade, seja concluído em 2018, com início de testes em 2019.