Principais Vantagens da SHP Foco na Sustentabilidade



DESENVOLVIMENTO DO MEIO AMBIENTE


Conheça alguns de nossos projetos visando a preservação ambiental:

PROJETO DE LOGÍSTICA REVERSA PARA REDUÇÃO DOS RESÍDUOS

Em 2017, a Precon deu início ao processo de logística reversa em suas obras e Fábrica. Essa parceria com os fornecedores é mais um recurso que contribui para reduzir a geração de resíduos nas atividades.

Fornecedores de tijolos, argamassa, cimento, cal e gesso deixam o material e, aproveitando a viagem, levam de volta entulhos, para reaproveitamento, e as embalagens, para descarte correto e reuso.

Os fornecedores de tinta também entram no processo e estão trabalhando junto à Precon para reverter a geração de resíduos. O primeiro passo foi substituir as latas de tintas por contentores de papelão, material biodegradável; além disso, trabalhamos junto aos fornecedores para mudar o tamanho das embalagens de tinta, para que tenham maior capacidade com objetivo de reduzir o volume total. Com isso, estamos utilizamos contentores de até 28kg, quando as embalagens tradicionais são de 15Kg: redução de 50% na quantidade de embalagens nas obras.

PROJETO DE REDUÇÃO NO DESCARTE DE RESÍDUOS DE CONCRETO DECANTADO E ENTULHO DE CONCRETO

Implantado no segundo semestre de 2017 na Fábrica para verificar possíveis problemas na manutenção de máquinas, equipamentos e/ou processos que resultem no desperdício ou uso inadequado dos materiais e insumos

De janeiro a abril de 2018 houve redução de 27% no custo com a destinação para o tratamento de resíduos industriais e redução de 20% no descarte destes resíduos.

PROJETO DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DO CONSUMO DE ÁGUA DA FÁBRICA

No segundo semestre de 2017 foram instalados hidrômetros para medir o consumo de água usado na produção e nos banheiros. Os dados são utilizados para evidenciar possíveis vazamentos de água, mapear pontos de desperdício, conhecer o consumo no setor e determinar as devidas tratativas quanto ao controle e minimização dos impactos.

COLETA SELETIVA

Os resíduos recicláveis (papel, papelão e plástico) da Fábrica são vendidos para a PLN – Destinadora de Resíduos Nascimento, usina de reciclagem localizada em Pedro Leopoldo (MG). Empresa licenciada e que emite o Certificado de Destinação Final atestando o tratamento adequado. A Precon garante a destinação mais apropriada e ambientalmente correta para o tratamento de todos os seus resíduos.

De julho a dezembro de 2017, 512kg de resíduos foram destinados à reciclagem por mês.

PROJETO DE REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA NA FÁBRICA

Apesar da baixa de precipitação em 2017, no período chuvoso toda a água da chuva que foi coletada por meio da calha instalada no telhado foi reaproveitada para umidificar o piso e os jardins da Fábrica, apoiando no controle das medidas mitigadoras da fábrica.


OBJETIVOS PARA O
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL


Para a construção e levantamento dos temas materiais da Precon Engenharia, essenciais para o planejamento estratégico da empresa e para desenvolvimento do nosso Relatório Anual, convidamos colaboradores dos mais diversos setores da empresa e de parceiros externos, representando os fornecedores, o setor financeiro e bancário e o poder público.

Nos diálogos de materialidade, fizemos também o exercício de conectar os temas materiais da empresa aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organização das Nações Unidas.