DE OLHO NO CUSTO

Em agosto de 2017, a Precon Engenharia lançou o Programa DE OLHO NO CUSTO, com o objetivo de intensificar a cultura de redução de despesas na empresa, de forma que os colaboradores se envolvam diretamente nas ações em prol da economia financeira e com foco na sustentabilidade.

O programa trata-se de um orçamento matricial de despesas, uma metodologia de planejamento e controle orçamentário com uma visão cruzada que proporciona melhor análise das despesas e planos para redução de custo.

Neste método há dois eixos de gestores de custos:

  • Gestor de Centro de Custo: representam as subdivisões/setores da empresa.
  • Gestor de “Pacotes”: gestores responsável por grupos de despesas da empresa, independentemente de serem despesas do seu setor ou não (Ex: Energia Elétrica, Viagens, Materiais, Eventos, Transporte, etc.)

Juntos, os gestores de Centro de Custos e de Pacotes desenvolvem estratégias para redução de custo de forma otimizada para a empresa e replicam para suas equipes.

Mensalmente são realizadas reuniões entre os envolvidos para serem discutidas as ações e cada um apresenta o acompanhamento dos planos de redução já implantados.

Inicialmente a meta projetada foi de uma redução de 10% para todos os pacotes em relação às despesas administrativas ocorridas no primeiro semestre de 2017. Com os planos de redução implantados nesse período, a projeção de redução chegou a aproximadamente 15%, superando a meta inicial.

O programa é contínuo e esse importante resultado é apenas o começo. A primeira fase foi implantada apenas na sede da empresa, no Escritório de Belo Horizonte. Para o segundo semestre de 2018, a meta é expandir o programa para as obras, lojas e Fábrica, de forma a implantar a cultura de redução de custo em toda a empresa.

Voltar