As empresas premiadas pelo Guia EXAME Sustentabilidade 2015

PRECON ENGENHARIA CONQUISTA LUGAR NO RANKING

05/11/2015 Revista Exame 

São Paulo – A edição 2015 do Guia EXAME de Sustentabilidade, o maior levantamento de sustentabilidade corporativa do país, reúne exemplos inspiradores. Neste ano, 68 empresas-modelo foram apresentadas por 21 setores, com destaque especial para as companhias com as melhores práticas em cada um deles.

A Precon Engenharia conquistou mais este importante reconhecimento e agora faz parte da seleta lista das empresas mais sustentáveis do país.  Este prêmio reforça a cultura da empresa de gerar mais resultados, gastando menos recursos, impactando menos o ambiente, e com as pessoas felizes.

O Guia atende a um dos pilares da marca EXAME, de reconhecer e apoiar iniciativas que contribuam com o desenvolvimento sustentável do país, abrangendo os âmbitos social, ambiental e econômico.

A metodologia usada para avaliar as companhias foi desenvolvida pelo Centro de Estudos da Fundação Getúlio Vargas (GVCes), referência em estratégias, políticas e ferramentas de gestão públicas e empresariais em sustentabilidade no país. Confira abaixo a matéria na íntegra:

PRECON ENGENHARIA – PRÉDIOS QUASE PRONTOS ANTES DE COMEÇAR A OBRA

Com sistema de construção baseado em estruturas pré-fabricadas, a mineira Precon entrega prédios na metade do tempo. E melhor: com menos impacto ambiental – Gustavo Magaldi

Vista de cima, a operação que ergue dois edifícios de oito andares em Betim, Minas Gerais, parece até uma brincadeira de criança. Um a um, pilares, vigas, paredes e lajes – trazidos prontos da fábrica – são encaixados entre si em questão de minutos. E assim, sem quebradeira e com pouquíssimo desperdício, dez profissionais entregam o empreendimento finalizado em apenas 40 dias, menos da metade do tempo gasto em uma obra convencional.

Fruto de 20 anos de pesquisa e desenvolvimento, o sistema construtivo da Precon Engenharia, empresa mineira que atua nos segmentos de estruturas pré-fabricas de concreto e incorporação imobiliária, representa a primeira experiência em larga escala, no Brasil, da aplicação de conceitos de industrialização na área habitacional. Por ano, 2000 apartamentos de 47 metros quadrados, rigorosamente iguais, são construídos dessa maneira na região metropolitana de Belo Horizonte.

Os benefícios desse modelo são amplos. A geração de resíduos é reduzida 85%, ou 6 toneladas a menos de entulho por apartamento. Isso diminui também o consumo de recursos naturais, como água e energia.

Como o ciclo da obra é curto, o comprador, que adquire o imóvel pelo valor médio de 135 000 reais por meio do programa Minha Casa, Minha Vida consegue se mudar antes. Os funcionários da Precon, por sua vez, em sua maioria, deixam o canteiro de obras para trabalhar na unidade industrial própria onde são produzidas as estruturas pré-fabricadas, um ambiente mais seguro e estável.

“A industrialização é um caminho sem volta na construção civil e é a melhor solução para o déficit habitacional do Brasil” diz Marcelo Miranda, presidente da Precon Engenharia. Desde 2010, quando fez o projeto piloto do novo modelo de atuação, a construtora vem fazendo ajustes na linha de produção e nas obras, buscando maior eficiência. E pretende investir em torno de 25 milhões de reais em inovações, até 2017, para diminuir em 6% o custo unitário por apartamento, em 25% o prazo de montagem da obra e em 10% adicionais a geração de resíduos.

Voltar